Ministrantes


Formado em mecânica industrial em 1994 comecei minha vida profissional como estagiário em 1993 em um laboratório que executava calibração de instrumentos volumétricos, pressão e massa.

Após um ano e meio troquei de empresa e fui trabalhar no laboratório de metrologia dimensional da PUC-Rio e como havia outros laboratórios tive a oportunidade de estudar as grandezas de temperatura, força, torque e dureza.

Após três anos, em 1997, fui trabalhar na SHARP do Brasil em Manaus onde respondi junto ao CGCRE/INMETRO pelas grandezas dimensional e temperatura além de estudar e atuar nas grandezas elétricas, tempo, frequência e ter acesso aos laboratórios de vibração e salt spray.

Em 2000, voltei para o Rio de Janeiro e continuei trabalhando em Manaus só que agora, atuando como preposto da empresa contratada pela Petrobras (Urucu) para execução das atividades de calibração. Neste período fui responsável pela gestão do laboratório de calibração.

Em 2004 fundei a AUNA Metrologia onde 70% das nossas atividades estavam orientadas à representação comercial de software e instrumentos de medição e os 30% restantes orientados a consultoria, assessoria e treinamento. Neste momento passei a estudar e estudar muito microbiologia e ensaios físico-químico entre outras áreas do conhecimento, afinal, passamos a atuar com empresas dos mais diversos ramos de atividade.

Em 2009 deixamos as atividades de representação comercial e passamos a atuar somente com projetos de assessoria, consultoria e treinamento onde ficamos até 2018. Neste período 80% de nossas atividades estavam orientadas a projetos de gestão metrológica em centros de pesquisa, laboratórios de calibração e ensaio, farmacêuticas entre diversas outras. Eram contratos onde assumimos efetivamente a gestão metrológica das empresas, respondendo inclusive, como gestor da qualidade e/ou signatário junto ao CGCRE/INMETRO.


Em 2019 demos um reset, ou seja, refundamos a AUNA Metrologia onde temos como missão ser referência no fornecimento de soluções orientadas à metrologia.



Trabalhou na Petrobras de 1980 a 2021 nas atividades de inspeção de equipamentos e posteriormente no laboratório de metrologia tendo atuado como responsável técnico do laboratório de metrologia da Petrobras/UN-AM por mais de 25 anos sendo responsável pela coordenação técnica do laboratório executando executando a elaboração, revisão e validação de procedimentos de calibração e cálculo de incerteza  de instrumentos nas grandezas pressão, temperatura, dimensional, eletricidade, vazão.

Atuou também na implantação da ISO/IEC 17025 no laboratórios da UN-AM executando a implantação das rotinas internas orientadas ao sistemas de gestão da qualidade e treinamento dos colaboradores além de assessorar tecnicamente os clientes internos em assuntos relacionados a metrologia.

Também atuou no atendimento aos requisitos ANP/INMETRO número 01/2013 tendo atuado como auditor líder em sistemas de gestão de medição.


Last modified: Monday, 5 April 2021, 4:04 AM